Guitarristas Gospel: Juninho Afram

Jesus vida abundante:

Guitarristas Brasileiros - Juninho Afram

Sou suspeito pra falar sobre esse cara, além de ser um super músico, é um cara que não esconde sua fé em Deus e faz questão de dizer que o objetivo maior da banda é levaar o Evangélio a toda criatura.


Juninho Afram ganhou seu primeiro violão, um Nylon da Gianini, aos 11 anos de idade. Aos 13 começou a estudar violão clássico.
Aos 14 anos ganhou sua primeira guitarra, uma Gianini SG, com o braço rachado. Nesta época passava as tardes ouvindo e “tirando” músicas e tocando com as bandinhas da escola. Teve o seu primeiro professor de guitarra, o Gino, que lhe ensinou o básico.
Aos 15 começou a tocar na Igreja Cristo Salva do pastor “tio” Cássio, ingressando numa banda chamada Estação Céu. Algum tempo depois, montou junto com o Walter e o Maradona o “G3”, que mais tarde se tornou o “Oficina G3”..
Juninho, em meio a febre de pedais BOSS, que nessa época eram caríssimos e inacessíveis à maior parte dos músicos, começou a montar seus próprios pedais a partir de esquemas de revistas de eletrônica e alguns livros. Um overdrive que ele apelidou de Lixodrive e um Equalizador apelidado de Porcoalizer, de tão ruim que eram os pedais.


Pouco tempo depois montou seu primeiro amplificador, que se não me falha a memória, foi chamado por ele, em um workshop que vi de: JR amp e que segundo o guitarrista tinha som de “radinho AM”. E para substituir a ausência do metrônomo Juninho Afram gravava em um gravador batidas contínuas para treinar guitarra.

 Juninho com suas custons e o mestre Seizi Tagima


Seu sofrimento só acabou, quando seu primo Maurício lhe emprestou um Big Muff ( tipo Fuzz ) e um Phaser, ambos da Electro Harmonix.
Foi autodidata até os 22 anos, quando estudou 1 ano de harmonia e improvização com o Kiko Loureiro.
Aos 26 anos fez canto lírico na U.L.M ( Universidade Livre de Música Tom Jobim ), onde estudou por 2 anos. Em julho de 1996 começou a estudar com Mozart Mello, com quem estudou durante um ano e meio.
É casado com Viviane e tem um filho chamado Pedro.

O trio de ferro da guitarra brasileira. Juninho Afram, Edu Ardanuy e Kiko Loureiro.


A história de Juninho e da Banda Oficina G3 se confundem. ele é o único que permanece desde o início. Durante as várias idas e vindas de integrantes, ele assumiu os vocais quando necessário. A banda Oficina G3 já teve duas indicações ao Grammy Latino e agora é composta por ele e pelos músicos Alexandre Aposan na bateria, Duca Tambasco no Baixo, Jean Carlos nos teclados e  Mauro Henrique como vocalista.

Estudou canto lírico, na Universidade Livre de Música, por dois anos e meio, e também guitarra, com o grandes Mozart Mello e Kiko Loureiro, no IG&T, com quem faz parceria na Tagima em em outras marcas. Possui uma discografia repleta com o grupo Oficina G3 e várias outras gravações de guitarras instrumental como as músicas Little Boy do cd NIG Evolution 2 e Hands do cd NIG Evolution 3. É um dos maiores músicos da musica gospel e da guitarra rock brasileira.


EQUIPAMENTOS DE AFRAM

Guitarras
• Tagima JA1 Juninho Afram Signature com captadores Seymour Duncan SH-1 ‘59 (braço), Classic Stack Plus (meio) e Parallel Axis Trembucker (ponte)
• Tagima JA1 Juninho Afram Signature com captadores DiMarzio PAF Pro (braço), Virtual Vintage Hot Blues (meio) e Evolution (ponte)
• Tagima Arrow1 Juninho Afram Signature com captadores Seymour Duncan SH-1 ‘59 (braço), Classic Stack Plus (meio) e Parallel Axis Trembucker (ponte)
• Tagima Arrow1 Juninho Afram Signature com captadores DiMarzio PAF Pro (braço), Virtual Vintage Hot Blues (meio) e Evolution  (ponte)
• Tagima T735 Plus N com captadores EMG (kit David Gilmour com três single-coils) e ponte Wilkinson
• Tagima T735 com pickups Sérgio Rosar Twin Vintage (braço e meio) e Extreme Hot (ponte)

Violões
• Tagima Nashville Tuner (cordas de aço)
• Godin (cordas de náilon)

Amplificador
• WarmMusic Maverick HK150 com caixa 4x12

Efeitos
• Landscape Organic Drive & Booster ODB1
• NIG Analog Stereo Dual Chorus ASDC
• NIG FZD Multi Fuzz and Vintage Distortion
• Boss TU-2 Chromatic Tuner
• Boss PS-5 Super Shifter 
• Morley Bad Horsie 2
• MXR Phase 90
• Fulltone OCD 
• Radial Tonebone Plexitube
• T.C. Electronic Nova Delay ND-1

Cordas
• NIG .009, .0105 (Juninho Afram Signature) e .011 (guitarras)
• NIG .012 (violão)
• NIG Náilon (Tensão Alta)

Fonte: (www.oficinag3.com.br e blog guitarra arte)

Posted By Davi Guimarães11:54

7 Dicas para estudar os fundamentos da harmonia

Jesus vida abundante:

Hoje passo aqui para dar 7 dicas para estudar harmonia. Este é um tema essencial para todo músico que deseja ter uma formação musical sólida.
Alguns pontos são essenciais nesta caminhada:
1- Você precisa saber realmente o por quê de estudar harmonia e para que ela te servirá. Não pode ser um estudo cego, não pode ser somente uma predisposição para aprender uma ” teoria”. Você pode desanimar se não souber onde quer chegar. Então, para que serve a harmonia?
A harmonia é essencial para que você entenda as relações existentes entre os acordes, intervalos e escalas. O conhecimento das relações harmônicas, entre outras coisas, abre um leque de possibilidades para a composição; exercita a interpretação consciente; enriquece consideravelmente o fazer musical; e dá visão para o aperfeiçoamento de improvisos, bem como a composição de melodias.
2- Aprenda a aprender – É necessário entender que tudo é um processo e que você não entenderá o conteúdo todo ‘da noite para o dia’. Adquirir conhecimento exige um tempo para que os conceitos e relações fiquem claras e bem processadas em sua mente.
3- Vá por partes, não deixe dúvidas para trás. Não seja afoito por aprender tudo muito rápido, pois isso é ‘nadar contra uma corredeira’ e não dá bons resultados. Precisamos fazer muitos exercícios e ter bons livros sobre o assunto.
4- Tenha um professor competente para te acompanhar. Existem muitos professores que possuem um conhecimento muito bom e profundo, mas não têm a didática ideal para ensinar. O professor precisa esclarecer suas dúvidas e te ajudar nesta caminhada tendo um plano de ensino bem definido.
5- Harmonia não é mera teoria, harmonia só é plena se for praticada. Faça muitas análises de músicas (segundo os conceitos harmônicos), comece por progressões simples e vá aprofundando suas análises. Recomendo os real books de jazz e os songbooks de bossa-nova.
6- Com o tempo, faça reharmonizações – Usando tensões ou simplificando, usando dominantes secundários, extendidos, usando empréstimos modais, inversões, etc. Aplique tudo o que estudar em novas harmonizações. Você pode começar a harmonizar músicas como “Parabéns Pra Você” ou cantigas infantis.
7- Mantenha-se firme diante dos desafios e dificuldades! Depois de um tempo, tudo parecerá muito mais fácil.
Um abraço e até a próxima!
Ramon Chrystian
www.letrasonora.com.br 
(fonte: CifraClub)

Posted By Davi Guimarães08:15

10 dicas para se tornar um bom guitarrista

Jesus vida abundante:

Você é apaixonado por música e está pensando em aprender a tocar guitarra? Ou já sabe e precisa de uma forcinha para sair da garagem? 


Seja como for, aproveite e curta as super dicas




1 ? Conheça seu instrumento 

Isso vale não apenas para guitarristas, mas para qualquer músico. Para se tornar bom de verdade você precisa ter uma ligação especial com seu instrumento. Ele é a conexão entre o que você quer dizer e o seu público vai ouvir. Enquanto estiver tocando, ele é uma parte fundamental do que você é. 

2 - Aprenda a tocar estilos variados 

Muitos iniciantes na guitarra são movidos pela paixão por rock and roll, mas para ganhar a vida como músico guitarrista é preciso aprender a deixar o preconceito de lado e ser competente também em outros estilos. Muitos músicos começam a carreira tocando covers com repertório bastante variado. Não se apresse, suas composições próprias poderão surgir aos poucos. 

3 ? Faça Networking 

A palavra "Networking" é bastante usada no mundo dos negócios, significa manter contato, criar um relacionamento com profissionais da sua área. E no mundo da música não seria diferente. Além de poder trocar ideias, grandes oportunidades e parcerias podem surgir. 

4 - Seja humilde 

Por melhor guitarrista que você seja nunca ache que você é o melhor do mundo. É preciso saber que sempre haverá um guitarrista melhor, com uma técnica mais rápida e inovadora e não é por isso que você terá inveja dele. Escolha bons colegas de música, bons professores e tire o máximo possível de proveito disso. 

5 ? Faça do seu jeito 

Ser influenciado por outros músicos é normal, na verdade muitas vezes é isso que desperta a vontade de aprender um instrumento. No entanto passar a vida inteira copiando seu ídolo não é nada bom para sua evolução. Não tenha medo de ser diferente, misture estilos sem medo e veja no que vai dar. Continue tentando até encontrar sua própria pegada. 

6 - Monte um estúdio em casa 

Hoje em dia com a facilidade da tecnologia ao alcance de todos, já não é tão difícil fazer boas gravações caseiras, dispensando um estúdio com equipamentos caríssimos. Com uma boa placa de som e bons softwares dá pra tirar um som inacreditável sem sair do seu quarto. 

7 - Não seja obcecado 

Ser apaixonado pelo instrumento é ótimo, mas se você enche a boca para falar que só pensa em guitarra e gostaria de tocar o tempo inteiro, está na hora de rever os seus conceitos. A música, assim como toda forma de arte envolve uma série de fatores que requerem muito mais do que "aprimorar a técnica". Invista em cultura, leia livros, assista a filmes, vá ao teatro e inspire-se. 

8 ? Busque conhecimento teórico 

Procure obter o máximo de conhecimento teórico possível. Faça aulas com bons professores, e absorva tudo que puder. Dominando a parte técnica fica muito mais fácil deixar a inspiração tomar conta na hora de compor. Se a grana estiver curta, aproveite a fonte imensa de conteúdo que é a internet, ela ainda será sua maior aliada 
na hora de divulgar seu trabalho. Além disso, é a melhor forma para se informar e trocar ideias com outros músicos e pessoas da área. 

9 ? Enfrente o público sem medo 

Quando se sentir mais confiante e já tiver um bom repertório ensaiado, busque por oportunidades para mostrar seu trabalho. Se ainda for cedo para algo profissional, se ofereça para tocar em festas, barzinhos ou qualquer situação que aparecer. Suas primeiras apresentações podem não ser as melhores, mas abrirão a porta para que alguém julgue seu trabalho e lhe permita aprimorar técnicas e consertar erros. 

10 ? Seja profissional 

Como muitos sabem a música não é a forma mais fácil de ganhar dinheiro. Mas também não significa que seja impossível. Para seguir carreira é preciso pensar na música como um negócio, e não só como algo que você ama fazer. O dinheiro não cairá de repente em seu colo, é preciso correr atrás. Como? Gravações de jingles, sessões de músico de estúdio, apresentações em bares, casamento, etc. Manter-se como músico não é apenas tocar o que quer aonde quer. 


Fonte(Revista Cifras)

Posted By Unknown21:18