Em palavras diretas, escala é uma sucessão de sons conjuntos em ordem ascendente ou descendente e que segue uma determinada combinação intervalar, através de tons e semitons.
A escala maior é uma escala diatônica, ou seja, o espaço de uma oitava é dividido em oito partes, resultando em 8 notas separadas por tons e semitons.
Ex.:
Este estudo é muito importante e indispensável na formação de qualquer acorde, arpejo, progressão ou cadencia harmônica e na verdade muito mais do que “simples notas usadas em solos” !
É importante dizer que as notas que formam a escala são geralmente numeradas em algarismos romanos e chamadas de graus.
À partir das notas da escala podemos formar os acordes do campo harmônico, veja exemplo com as notas da escala de C Maior.
C D E F G A B são as notas da escala e com ela podemos formar as seguintes tríades:
C, E, G Formam a tríade de C Maior
D, F, A Formam a tríade de D menor
E, G, B Formam a tríade de E menor
F, A, C Formam a tríade de F Maior
G, B, D Formam a tríade de G Maior
A, C, E Formam a tríade de A menor
B, D, F Formam a tríade de B dim (diminuta)
Os shapes do CAGED de acordes maiores (tríades) e de acordes menores (tríades) você encontra na seção lições, aqui do blog.
Ciclo de 4ªs
Esta maneira de “enxergar” a escala é chamada de “sistema 5”, onde encontramos 5 digitações relacionadas com os 5 acordes referenciais – C, A, G, E, D e é de grande utilidade principalmente quando tivermos que executar mudanças rápidas de tonalidades e necessitarmos permanecer na mesma região do braço da guitarra.
Como de costume deixarei abaixo outro exemplo, neste caso em G Maior. Repare que os formatos (shapes) da escala são os mesmos e o que muda é a localização deles no braço da guitarra.
Segue abaixo a digitação "aberta" (3 notas por corda). Ex.: em G.
Depois de estar com os shapes na mão é hora de treinar alguns padrões sobre a escala, que são nada menos que maneiras de tocar as escalas. Existem diversos padrões mas aqui deixarei 3 exemplos na escala de C maior, que com certeza valem o estudo. Aplique os padrões em todos os shapes da escala.
O exemplo a seguir é o “famoso” padrão de terças, muito usado por Malmsteen, só que em outras situações.
E por ultimo um exemplo em tercinas, ou seja, 3 notas por tempo.
Espero ter ajudado !!!
Bons Estudos !!!
(Fonte: guitarrainteligente)
0 comentários:
Postar um comentário
Interação "FeedBack":