Uma pergunta que sempre rondou minha cabeça: por que não inventam um equipamento que pudesse rodar plug-ins sem a necessidade de um computador? Ainda mais para os guitarristas e tecladistas, que conseguem obter, em casa e nos estúdios, ótimos timbres no PC e no MAC, porém têm que levá-los para as apresentações ao vivo.
Pois bem, a fabricante australiana de equipamentos de gravação SM Pro Audio está tornando essa realidade coisa do passado, criando um novo significado para o termo stand alone (nomenclatura dada aos plug-ins que funcionam sem a necessidade de um software hospedeiro). A novidade está no anúncio, feito pela empresa, do lançamento de uma linha de produtos que torna independentes dos computadores plug-ins VST (Virtual Studio Technology) e VSTI (Virtual Studio Technology Instrument).
A começar pela pedaleira V-Pedal Stand Alone VST Player (acima), dedicada especialmente aos guitarristas “plug and play”. Com entradas de microfone e linha, o equipamento conta com conexões MIDI e USB, possibilitando o carregamento de diversos plug-ins em sua memória de 2GB. Múltiplos VSTI podem ser combinados, e seus parâmetros alterados no próprio V-Pedal, por meio do amplo display de alto contraste, ou no computador. Segundo a SM Pro Audio, as mudanças entre os plug-ins são feitas sem latência, proporcionando mais agilidade ao vivo.
V-Machine
Seguindo o mesmo conceito do V-Pedal, só que dedicado a tecladistas e djs, o V-Machine é pequeno no tamanho, mas poderoso nos recursos, com a possibilidade de carregar internamente diversos plug-ins VSTI na sua memória de 1GB. O equipamento já vem de fábrica com alguns presets de efeitos e instrumentos pré-instalados, incluindo plug-ins de piano, baixo e bateria, além de compressores “analógicos” e simuladores de fita. O aparelho conta com portas USB, conexões MIDI, saídas estéreo P10, entrada de mini-jack e amplo visor para edição.
V-Rack
Se o objetivo é englobar as funcionalidades do V-Pedal e do V-Machine em um só dispositivo, obtendo uma poderosa estação para rodar plug-ins, a escolha é o V-Rack. Ideal para aplicações em estúdios, este equipamento possui 300 GB de armazenamento interno, oito entradas para microfone e linha, oito saídas XLR, além de conexão ótica e coaxial. Soma-se a isso MIDI in, MIDI out e MIDI thru, bem como portas USB e ethernet.
Veja alguns Vídeos
V-Machine e V-Pedal em ação
Apresentação do V-Pedal
Fonte: (oglobo.globo.com/blogs)