Quatro pontos para ser um guitarrista melhor

Jesus vida abundante:

Como ser um guitarrista melhor?

Quatro pontos para te levar a ser um guitarrista melhor (e talvez gastar menos)


Nos últimos meses, venci uma resistência que tinha e passei a acompanhar alguns grupos de guitarristas no Facebook e em alguns foruns. No entanto, o que posso dizer é que já estou saindo de praticamente todos esses grupos. Alguns pontos relacionados a esses guitarristas me deixaram profundamente desanimado e é por isso que hoje venho aqui compartilhar com vocês quatro pontos que eu acho essenciais para todo guitarrista se tornar cada vez melhor

A falta de domínio do equipamento

Nesses grupos, eu vi que hoje existem muitos, mas muitos guitarristas mesmo pelo Brasil e que essa moçada tem bons instrumentos a sua disposição e tudo mais. Passaram-se dois meses acompanhando e eu vi pouquíssima gente trocando ideia a respeito da música, do timbre, de como ficar melhor, do som que estavam fazendo. O que eu vi foi um monte de guitarristas desorientados acreditando que o que precisam mesmo para conseguir o timbre que buscam é esse pedal ou aquele amplificador. Ai sempre tem a pergunta, “To querendo um drive, o pedal x é bom?”.  
As respostas eram sempre uma enxurrada de afirmações muitas vezes infundadas a respeito das características técnicas dos equipamentos que, convenhamos, não importam tanto quanto o som, certo? (levando em conta que você toca guitarra em prol da música e não do seu ego).



Existe hoje uma super valorização do equipamento com relação ao músico e, por conta disso eu vejo os guitarristas muto mais preocupados em ter bons equipamentos do que em se tornarem melhores guitarristas. Óbvio que o equipamento faz diferença. Serei a última pessoa a dizer o contrário disso. 
No entanto se você não dominar o seu equipamento por completo pouca coisa ele te ajudará. Ou você acha que o Hendrix tirava aquele timbre por que usava uma Fender e um Marshall Plexi super vintages? Acho que não.
Como base nisso, resolvi falar sobre quatro pontos que são, na minha opinião, essenciais para todo mundo que deseja se tornar um guitarrista melhor, tirar melhores timbres e ficar mais satisfeito consigo mesmo. Eu acredito muito que esses quatro itens determinam o quanto você absorve e aproveita dos equipamentos que tem a mão.

1. Saber qual o timbre você quer ter

Esse é nosso ponto de partida. Você ai, que já toca a mais de um ano, tem alguns pedais, uma guitarra e um bom amplificador, sabe me dizer exatamente qual o timbre você quer?
Ta bom, talvez essa questão seja geral demais. Vamos por parte; Você sabe dizer qual o timbre de overdrive você procura? Quais as características um delay deve ter para se adequar ao seu som? Você realmente precisa de um Flanger no seu setup? etc etc etc.
Para passarmos dessa primeira fase na jornada para um guitarrista melhor, é muito importante que ja tenhamos na cabeça de maneira muito firme qual o timbre que você quer. 
E pra isso, é muito importante que você tenha sempre em mente quais são os guitarristas que mais te influenciam, que bandas você ouve, quais os timbres de guitarra você gosta, etc. Se você ainda não sabe responder essa pergunta com toda certeza mas já tem uma ideia, o que eu te recomendo é ouvir muita música, muitos bons guitarristas e começar o seu setup por um guitarra e um amplificador de qualidade (sem contar bons cabos).

2. Conhecer, dominar e tirar o máximo de todo o seu equipamento

A partir da resposta ao ponto anterior, chegamos nesse ponto que é um dos mais críticos na minha opinião: Tirar todo o proveito possível do equipamento que você tem em mãos.
Se você ja tem um bom amplificador, alguns pedais e uma guitarra, você ja tem tudo que precisa para tocar muito (lembre-se, Hendrix usava entre dois a três pedais). 
Se hoje você tem apenas um pedal além do amplificador e da Guitarra, você tem que se tornar o mestre daquele pedal. Saber exatamente qual som tirar com cada configuração, como fazer ele casar com sua guitarra para o estilo que toca, como usá-lo de outras maneiras, etc. Você tem que destrinchar a criança. A dificuldade aqui é que esse ponto requer dedicação e foco. Mas o resultado é extremamente recompensador.

Quer um exemplo? De uma olhada nos áudios que a Django Pedais postou sobre o seu Black Dog e o seu Get Back e vejam como eles dominam os pedais e como consguem mostrar a versatilidade dessas crianças. Para realmente se tornar um guitarrista melhor, você precisa conhecer claramente as fronteiras dos seus equipamentos. Sabe tudo que cada um pode te dar e saber onde estão as suas forças e fraquezas.
Slash live setup - Ja é um dos melhores guitarristas
Você se acha preparado pra comandar um Rig desses?
Uma boa estrategia seria apenas pensar ou mesmo considerar a compra de qualquer equipamento quando você realmente esgotar todas as possibilidades do equipamento que tem em mãos. Exemplo:

Você tem um drive. Ja tentou tocá-lo com o ganho no máximo e controle de agudos fechado, ou com agudos no máximo? Com pouco Ganho funcionando apenas como booster para o seu valvulado (isso é pura diversão)? Com pouco ganho e muitos agudos? Com pouco ganho e poucos agudos? Com ganho moderado e muito volume? Posicionar em outros pontos do seu set de pedais? Isso tudo fora os testes com as configurações do amplificador. Depois disso, mesmo que não encontre seu timbre você ja começa a se tornar um guitarrista melhor e com um melhor senso crítico.

3. Tocar guitarra, ouvir música e praticar e se tornar um guitarrista melhor

Quanto tempo do seu dia você dedica à sua guitarra? Se a resposta foi menos de 30 minutos, eu proponho um exercicio para você:

 
Que tal você pegar a metade do tempo que costuma gastar com pesquisas sobre equipamentos na internet e usá-lo tocando sua guitarra? Se você morar em apartamento, pode inclusive tocá-la desplugada, treinar a sua técnica, ouvir música, tocar plugado em uma interface com uma backing track, etc. É muito importante que você se desenvolva para se tornar um guitarrista melhor e saber, que o pedal X tem um diodo a mais que o pedal Y  e que isso da 0,5 dB a mais de agudos não vai te ajudar muito nessa jornada. Pelo menos essa é a minha opinião
E ai, aceitam o desafio? Toquem muito, usem muito os seus equipamentos, explorem as possibilidades das sua guitarra (o controle de volume da sua guitarra, por exemplo) e toquem muito mesmo antes de comprarem qualquer peça nova.

4. A sua opinião e experiência importam mais. Se tornando um guitarrista melhor

No fim das contas, se você respeita inteiramente os três pontos citados acima, dificilmente você precisará ir a um grupo no FB ou a um Forum e perguntas se o pedal X ou o amplificador Y são bons. Por que você será capaz de avaliar a julgar isso por si si só. Talvez você pergunte por algum aspecto especifico, mas nunca será refém da opinião de outras pessoas. Isso é a liberdade de se tornar um guitarrista melhor. Na verdade, um guitarrista cada vez melhor.


 Fonte: (Guitarrista Jorge Lopes- Site maquinasdemusica.com)


E ai, qual a opinião de vocês a respeito dos pontos citados aqui hoje?
Um abraço.

0 comentários:

Postar um comentário

Interação "FeedBack":