Olá pessoal!!
Na aula de hoje, vamos estudar juntos o campo harmônico maior com um conceito um pouquinho diferente. O estudo pensando na letra “L” é somente uma maneira de visualizar os acordes maiores, menores e o meio diminuto que temos a disposição no campo.
Campo Harmônico Maior
O campo harmônico maior é formado a partir da escala maior (modo Jônico), é nele que estão os acordes que podemos tocar a partir de determinado tom.
T | 2M | 3M | 4J | 5J | 6M | 7M |
A partir dessa escala veremos como funciona o campo harmônico em acordes:
T
|
2M
|
3M
|
4J
|
5J
|
6M
|
7M
|
+
|
-
|
-
|
+
|
+
|
-
|
-5d
|
Aqui podemos ver que o campo harmônico funciona a partir desta regra : maior, menor, menor, maior, maior, menor e menor com 5ª diminuta como vemos no exemplo acima.
Então, veremos esse campo harmônico de “G”.
T
|
2M
|
3M
|
4J
|
5J
|
6M
|
7M
|
+
|
-
|
-
|
+
|
+
|
-
|
-5d
|
G
|
Am
|
Bm
|
C
|
D
|
Em
|
F#m(5d)
|
Vamos pensar na escala maior e no shape com três notas por corda:
Se enxergarmos a escala em forma da letra “L”, podemos separar os acordes maiores dos menores!
A nota que sobra é a única que é menor com 5ª bemol.
Vamos ver essa cadência harmônica no tom de sol maior, usando os números romanos como referência dos intervalos:
I V VI IV
G D Em C
Agora vamos estudar as seguintes cadências juntos:
II V VI III
III I V VI
II III IV V
I V IV V
III VI II IV
Estude essas cadências em vários tons!
Fonte: (Site GuitarBattle)
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