Deslocando acordes no braço da guitarra

Jesus vida abundante:

Olá, pessoal !
Nessa aula vamos entender como deslocar os acordes para outras posições no braço da guitarra fazendo apenas pequenas alterações no seu shape.
Princípio: primeiro temos que entender como funciona a afinação das cordas da guitarra. Observe abaixo:
  • Sexta corda para a quinta corda-> A sexta corda solta é a nota Mi e a quinta corda solta é a nota Lá. A distância em tons da nota Mi até a nota Lá é de 2 ½ tons, intervalo de quarta justa.
  • Quinta corda para a quarta corda-> Nota Lá para a nota Ré-> 2 ½ tons, intervalo de quarta justa.
  • Quarta corda para a terceira corda-> Nota Ré para a nota Sol-> 2 ½ tons, intervalo de quarta justa.
  • Terceira corda para a segunda corda-> Nota Sol para a nota Si-> 2 tons, intervalo de terça maior.
  • Segunda corda para a primeira corda-> Nota Si para a nota Mi-> 2 ½ tons, intervalo de quarta justa.
Observe que a relação de distância entre as cordas é sempre a mesma, 2 ½ tons ou um intervalo de quarta justa, com exceção da terceira corda para a segunda onde a distância é menor, 2 tons ou um intervalo de terça maior. Isso se dá pois a afinação da segunda corda é mais grave, ½ tom abaixo. Mas depois a relação de intervalos de quarta se mantém pois a distância entre a segunda corda e a primeira é de 2 ½ tons.
Como a maioria das distâncias é de quarta justa dizemos que a afinação da guitarra é em quartas. A alteração da afinação da segunda corda foi introduzida como forma de facilitar a montagem dos acordes com quinta, já que dessa forma o intervalo entre a sexta corda e a segunda fica uma quinta justa (de Mi para Si) e a primeira corda será a mesma nota da sexta (mi e mi duas oitavas acima).
Temos então uma regra na guitarra que diz que “Sempre devemos compensar a afinação da segunda corda tocando uma casa pra cima” (ou uma casa a mais).
Deslocando os acordes: podemos mover o shape de um acorde para as cordas de baixo ou vice-versa obtendo dessa maneira um jeito diferente de tocá-lo. Observe abaixo…
Acorde do tipo T (maior):
  1. Formato do tipo T (Maior) feito nas 6 cordas com a tônica na sexta corda.
  2. Trazendo o acorde para a quinta corda-> Traga o mesmo formato para as cordas de baixo, a tônica mudará para a quinta corda.
  3. Como devemos compensar a segunda corda (lembrando da regra: “Sempre devemos compensar a afinação da segunda corda tocando uma casa pra cima”) mova a nota da segunda corda uma casa a mais. Chegamos assim novamente no formato do acorde do tipo T (Maior).
  4. Trazendo o acorde para a quarta corda-> Traga o mesmo formato para as cordas de baixo, a tônica mudará para a quarta corda.
  5. Como devemos compensar a segunda corda mova a nota da segunda corda uma casa a mais. Chegamos assim novamente no formato do acorde do tipo T (Maior).
Teremos sempre o mesmo tipo de acorde (T = Maior) com tônicas diferentes, pois mudamos de corda, observe:
Para obter a mesma tônica mova o acorde da seguinte maneira:
  • Quando for da sexta corda para a quinta em direção as casas agudas, mova o acorde mais 7 casas.

  • Quando for da sexta corda para a quinta em direção as casas graves, mova o acorde menos 5 casas.

  • Quando for da quinta corda para a quarta em direção as casas agudas, mova o acorde mais 7 casas.

  • Quando for da quinta corda para a quarta em direção as casas graves, mova o acorde menos 5 casas.

Observe abaixo as 3 posições do acorde de G:
Outros exemplos: vamos deslocar outros tipos de acorde…
Acorde do tipo Tm (menor):
  1. Formato do tipo Tm (Menor) feito nas 6 cordas com a tônica na sexta corda.
  2. Trazendo o acorde para a quinta corda-> Traga o mesmo formato para as cordas de baixo, a tônica mudará para a quinta corda.
  3. Como devemos compensar a segunda corda, mova a nota da segunda corda uma casa a mais. Chegamos assim novamente no formato do acorde do tipo Tm (Menor).
  4. Trazendo o acorde para a quarta corda-> Traga o mesmo formato para as cordas de baixo, a tônica mudará para a quarta corda.
  5. Como devemos compensar a segunda corda mova a nota da segunda corda uma casa a mais. Chegamos assim novamente no formato do acorde do tipo Tm (Menor).
Para obter a mesma tônica basta mover o acorde 7 casas quando se deslocar em direção as casas agudas ou mover o acorde 5 casas quando se deslocar em direção as casas graves.
Acorde do tipo T7M (maior com sétima maior):
Acorde do tipo Tm7 (menor com sétima menor):
Acorde do tipo T7 (maior com sétima menor):
Acorde do tipo Tm7M (menor com sétima maior):
Acorde do tipo Tm7(b5) (menor com sétima menor e quinta diminuta):
Acorde do tipo To (diminuto):
Acorde do tipo T7(13) (maior com sétima menor e décima terceira maior):
Invertendo o processo: para trazer um acorde da quarta corda para a quinta corda (ou da quinta para a sexta) basta inverter o processo. Primeiro reduza a nota que estiver na segunda corda uma casa, depois traga o acorde inteiro para as cordas de cima, observe…
Escalas: use a mesma lógica, lembrando que devemos compensar a segunda corda em 1 casa. Depois da segunda corda, como a distância para a primeira corda volta a ser uma quarta justa (2 ½ tons) não existe deslocamento horizontal. Por exemplo:
Tocando um padrão 1 2 3 mantendo a relação intervalar a cada mudança de corda…
Deslocando a Pentatônica m7:
A – Desenho 1 da Pentatônica m7 com tônica em Fá#.
B – Como vamos mover o desenho temos que baixar ½ tom (ou 1 casa) as notas que estão na segunda corda e tudo depois dela, ou seja, as notas da primeira corda. A razão disso é que a segunda corda é afinada ½ tom abaixo, então quando colocarmos essas notas numa outra corda, onde a afinação é a convencional, temos que compensar o desenho.
C – Agora basta seguir a mesma sequência do desenho 1 começando da nota Fá# da quinta corda. Lembre que tudo que é montado na segunda corda deverá ser deslocado ½ tom acima. A sexta corda terá as mesmas notas da primeira corda.
Por hoje é isso pessoal!
Treine bastante, todo o dia e toda hora. Deus abençoe

Fonte: (site guitarbattle )

0 comentários:

Postar um comentário

Interação "FeedBack":