Modos Gregos (Teoria x Prática)

Jesus vida abundante:

Pequeno tutorial sobre os Modos Gregos (Teoria x Prática)

Segue um Tutorial bem simples para conhecer melhor os modos Gregos.

Uma das perguntas que mais ouço por pessoas que estão aprendendo a tocar é sobre modos gregos, como funcionam, para que servem, entre outros.

Por essa razão, resolvi montar um pequeno tutorial, de modo a ajudar àqueles que tem dúvidas, e tentar contribuir com o pouco que sei sobre o assunto para o crescimento musical espero que lhes seja útil.

O que são os modos gregos?


http://modosgregos.com/wp-content/uploads/2013/03/modosgregos.jpgMuitas pessoas se restringem a denominar modos como sendo apenas os "shapes" diferentes de uma mesma escala, quando na verdade, os modos gregos são muito mais abrangentes. Os shapes são úteis para você dominar a escala no braço inteiro da guitarra ou do violão, mas não são os modos gregos em si. Como o próprio nome sugere, os modos gregos nada mais são do que modos diferentes de você trabalhar uma escala.



Quais são os modos gregos?

Para facilitar o entendimento desse assunto (que é um tanto quanto complexo), utilizarei para melhor exemplificar os modos a escala de C maior.

A escala de C maior é composta das seguintes notas:

I II III IV V VI VII
C D E F G A B

Assim como essa escala possui 07 notas, é possível utilizar 07 maneiras diferentes de executá-la, ou seja, existem 07 modos diferentes possíveis de serem trabalhados.

O que determina o modo sobre o qual você ira trabalhar é a harmonia sobre a qual você irá improvisar e/ou a nota que você desejar "enfatizar" em seu solo.

Vejamos então quais são os modos possíveis de serem utilizados, de acordo com sua função dentro do Campo Harmônico (I IIm IIIm IV V VIm VIIm(5b)):

I: C (Jônico): C D E F G A B
II: Dm (Dórico): D E F G A B C
III: Em (Frígio): E F G A B C D
IV: F (Lídio): F G A B C D E
V: G (Mixolídio): G A B C D E F
VI: Am (Eólio): A B C D E F G
VII: Bm(5b) (Lócrio): B C D E F G A

Vale lembrar que estamos utilizando apenas a escala de C maior no exemplo acima.

Até o presente momento, podemos chegar a um raciocínio interessante:

- Se você ouvir alguém dizer que fulano de tal está solando e utilizando a escala de C jônico em seu solo, saiba que se trata da mesma escala que Dm dórico, Em Frígio, F lídio, G mixolídio, Am Eólio e Bm(5b) lócrio, pois:

I Jônico = IIm Dórico = IIIm Frígio = IV Mixolídio = V Lídio = VIm Eólio = VIIm(5b) Lócrio

Modos gregos na prática

Vamos tentar trazer toda essa teoria para a prática, pois esta é uma das finalidades deste pequeno tutorial.

Imaginemos que você está ensaiando com sua banda. Seu guitarrista-base, mergulhado em um momento único de inspiração, cria uma base ali mesmo no ensaio, "na hora", cujos acordes são os seguintes:

(C7M Am7 Dm7 G7) C7M

Qual escala você utilizaria para solar? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

C7M: C E G B
Am7: A C E G
Dm7: D F A C
G7: G B D F

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

C D E F G A B

Se analisarmos a base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C com sétima maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de C7M. Qual escala utilizar?

Você pode utilizar tranqüilamente a escala de C jônico, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C7M.

Além disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de C7M (que é o I grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de C jônico.

Alguns dias depois desse ensaio fabuloso, seu iluminado guitarrista-base te liga às 23:30 de uma terça-feira, com o violão na mão, feliz da vida. Põe o telefone no viva-voz para mostrar o mais novo fruto de suas viagens, pedindo que você crie "aquele" solo para acompanhá-lo nessa base que ele levará no próximo ensaio:

(Dm7 G F C/E) Dm7

Qual escala você utilizaria para solar? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

Dm7: D F A C
G: G B D
F: F A C
C/E: (E no baixo) C E G

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

D E F G A B C

Alguma semelhança com a escala "dissecada" da base anterior? Todas! De fato, são as mesmas notas. É à partir de agora que os modos começam a fazer sentido de fato.

Se analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C com sétima maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de Dm7. Qual escala utilizar?

Você pode utilizar tranqüilamente a escala de Dm dórico, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C7M.

Apesar disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de Dm7 (que é o II grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de Dm dórico.

Seu guitarrista-base começa a se empolgar as suas harmonias elaboradas e bem aceitas por toda a banda e toma a decisão de estudar um pouquinho mais sobre os modos gregos, de modo a compreender melhor as obras cunhadas por suas mãos. De tanto estudar, ficou cansado e dormiu. Sonhou que estava tocando violão, dentro de um pequeno Estúdio, localizado ao norte da Espanha, executando a seguinte base:

(Em F Em F G) Em

Mais uma missão para você. Qual escala você vai utilizar para solar sobre essa base? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

Em: E G B
F: F A C
G: C B D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

E F G A B C D

Alguma semelhança com as escalas "dissecadas" das bases anteriores? Todas! De fato, são as mesmas notas.

Ao analisarmos essa base que seu guitarrista criou, percebemos que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de Em . Qual escala utilizar?

Podemos utilizar tranqüilamente a escala de Em frígio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C.

Apesar disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de Em (que é o III grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de Em frígio.

Os estudos realizados por seu guitarrista-base estão causando uma revolução em toda banda. Todos estão tendo que estudar um pouquinho mais para não fazer feio perante as bases que o mesmo tem trazido para o ensaio. E mais uma vez, nosso fenomenal guitarrista chega com mais uma de sua obras de arte:

(F Dm Am G) F

Mais outra missão para você. Qual escala você vai utilizar para solar sobre essa base? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

F: F A C
Dm: D F A
Am: A C E
G: G B D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

F G A B C D E

Alguma semelhança com as escalas "dissecadas" das bases anteriores? Todas! De fato, são as mesmas notas.

Ao analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de F. Qual escala utilizar?

Podemos utilizar tranqüilamente a escala de F lídio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C.

Apesar disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de F (que é o IV grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de F lídio.

Sem mais historinhas. O nosso fenômeno das bases guitarrísticas chega com mais uma base de peso para o ensaio:

(G9 F7M G9 F7M) G9

Mais outra missão para você. Qual escala você vai utilizar para solar sobre essa base? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

G9: G B D A
F7M: F A C E

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

G A B C D E F

Alguma semelhança com as escalas "dissecadas" das bases anteriores? Todas! De fato, são as mesmas notas.

Se analisarmos essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de G9. Qual escala utilizar?

Você pode utilizar tranqüilamente a escala de G mixolídio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C.

Apesar disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de G9 (que é o V grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de G mixolídio.

O genial guitarrista ainda está na área. Dessa vez, com a seguinte base:

(Am F Am F G) Am

Qual escala você utilizaria para solar? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempero" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

Am: A C E
F: F A C
G: G B D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

A B C D E F G

Alguma semelhança com a escala "dissecada" da base anterior? Todas! De fato, são as mesmas notas.

Se analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de Am. Qual escala utilizar?

Você pode utilizar tranqüilamente a escala de Am eólio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C.

Apesar disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de Am (que é o VI grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de Am eólio.

Só não utilizarei o exemplo de B lócrio, porque eu, particularmente, nunca vi uma base de guitarra ou violão que utiliza o acorde de Bm7(5b) com a função de repouso (caso exista, eu nunca ouvi, sendo que dessa forma, seu uso passa a ser muito restrito).

Múltiplas possibilidades para a aplicação de modos gregos na prática

Imaginemos a seguinte base:

(Am F C F) Am

Qual escala você utilizaria para solar? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

Am: A C E
F: F A C
C: C E G

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

A ? C D E F G

Observe que falta uma nota para que a escala tenha suas 07 notas completas. E é justamente esta nota que pode tornar seu solo diferenciado. Veja bem.

O Am, o F e o C, pertencem à tonalidade (campo harmônico) de C;

Mas ao mesmo tempo, o Am, o F e o C pertencem à tonalidade (campo harmônico) de F.

Vejamos agora, tanto a escala de C quanto a escala de F, começando pela nota A:

Escala de C jônico (Am eólio): A B C D E F G
Escala de F jônico (Am frígio): A Bb C D E F G

Percebem a diferença? Somente 01 única nota diferencia as duas escalas, e é essa única nota que pode fazer "aquela" diferença no seu solo.

Por essa razão, você pode utilizar tranqüilamente a escala de Am eólio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C; ou a escala de Am frígio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de F.

Peça para um amigo executar essa base, ou grave-a em seu computador, depois sole em cima, primeiro utilizando a escala de Am eólio (C jônico), depois utilizando a escala de Am frígio (F jônico), e perceba você mesma(o) a diferença.

Vejamos esta outra base agora, extremamente viajada:

(Am C9 Am C9) Am

Qual escala você utilizaria para solar? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

Am: A C E
C9: C E G D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

A ?? C D E ?? G

Observe que faltam duas notas para que a escala tenha suas 07 notas completas. E são justamente estas notas que podem tornar seu solo diferenciado. Veja bem.

O Am e o C9, ambos pertencem à tonalidade (campo harmônico) de C;

Mas ao mesmo tempo, o Am e o C9 pertencem à tonalidade (campo harmônico) de F;

Mais ainda, o Am e o C9 também pertencem à tonalidade (campo harmônico) de G;

Vejamos agora, tanto as escalas de C, F e G, começando pela nota A:

Escala de C jônico (Am eólio): A B C D E F G
Escala de F jônico (Am frígio): A Bb C D E F G
Escala de G jônico (Am dórico): A B C D E F# G

Percebem a diferença? Somente 02 notas diferenciam as três escalas, e são as notas que podem fazer "aquela" diferença no seu solo.

Por essa razão, você pode utilizar tranqüilamente a escala de Am eólio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de C; ou a escala de Am frígio, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de F; ou ainda, a escala de Am dórico, pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de G.

Peça para um amigo executar essa base, ou grave-a em seu computador, depois sole em cima, primeiro utilizando a escala de Am eólio (C jônico), depois utilizando a escala de Am frígio (F jônico), e depois utilizando a escala de Am dórico (G jônico) e perceba você mesma(o) a diferença.


É isso aí galera. O pouco que sei, tentei resumir nesse pequeno (pequeno?!) tutorial sobre modos gregos. Espero te-los ajudado e contribuído de alguma forma para o crescimento musical de vocês.


Forte abraço! Fiquem todos com DEUS! Até a próxima!

( Fonte: ForumCifraclub)

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